Dicas para manutenção de seu gramado

Dicas para manutenção de seu gramado

Poda

A grama deverá ser podada sempre que superar 3 cm de altura. Entre os meses de maio a outubro as podas serão em números reduzidos, podendo até cessar em alguns meses. De novembro a abril serão constantes, podendo até chegar de 3 a 4 podas mensais.

Utilização após o plantio

O campo só deve ser utilizado para jogos após 120 dias de terminado o plantio.

Irrigação

A irrigação deve ser feita sempre que a umidade do solo ficar abaixo do índice desejado e que depende suas propriedades físicas. Esta avaliação pode ser feita pela prática, determinando-se a necessidade de irrigação.

Cobertura com terra e adubação orgânica

Utilizar a mistura de 40% de terra, 30% de areia de rio e 30% de matéria org?nica (esterco de galinha bem curtido ou torta de mamona, etc.). Esta cobertura deve ser feita nos meses de julho ou agosto, com espessura de 5 a 10 mm.

Adubação química

Anualmente deve ser feita uma análise do solo para determinar a necessidade de adubação. No entanto, a adubação nitrogenada é geralmente aconselhada nos meses de abril, maio, outubro e novembro. O produto deve ser aplicado pela manhã até as 9:00 h, ou após às 16:00 h, com irrigação posterior.

Escariações

Quando o solo estiver compactado deve-se proceder a escarificação (quebrar a camada superficial), para melhorar a aeração e permitir aproveitamento da água e adubos.

Controle de doenças e pragas

Em geral as gramas não tem grandes problemas com doenças e pragas, mas a qualquer sintoma, um técnico deve ser consultado.

Controle de ervas daninhas

O controle é geralmente manual, com a extração das ervas daninhas. Herbicidas podem ser utilizados com eficiência, mas sempre com supervisão de um técnico.

Utilização

Deve-se evitar o excesso de jogos, mantendo-se sempre um descanso semanal suficiente para executar os serviços de manutenção. Quando por qualquer razão o gramado apresentar injurias mais sérias ou grandes falhas deve-se dar um descanso maior que permite o replantio de grama.