Dicas
Água
Uma das dúvidas muito freqüentes diz respeito à quantidade de água a ser fornecida para a grama. A regra básica é que, como todas as plantas, o gramado não deve ser encharcado no tratamento de manutenção.
Com o tempo e utilizando o seu bom-senso, é possível chegar à quantidade adequada de água. Tocar a terra durante a rega pode ajudá-lo a verificar a quantidade de água já fornecida, ao sentir a umidade da terra. Conforme o clima da região e a espécie de grama, a irrigação deve ser feita com maior ou menor freqüência. Considere intervalos mínimos de 1 semana no verão e até no máximo 60 dias no inverno.
Poda
A poda é muito importante, pois fortalece o gramado. As podas devem ser feitas com freqüência, mantendo a altura da grama uniforme ou em uma medida ideal.
Adubação
É preciso garantir nutrientes para o gramado. Além de material orgânico, o solo precisa de fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Isso é feito através da adubação orgânica e /ou química. Aqui, todo cuidado é pouco, pois o adubo pode queimar as folhas. Por isso, quando a adubação é feita, o gramado deve ser muito regado. Pode-se utilizar 20g, por exemplo, de NPK (uma combinação de material orgânico e fertilizantes) para cada m2 de área gramada. Uma cobertura prática que pode ser feita é usando um adubo de formulação comercial conhecida como “20.0020”.
Sob árvores, a dosagem deve ser dobrada. O recomendável é contar com serviços de profissionais, que saberão executar o serviço sem causar danos à grama.
Geralmente, a adubação é feita na primavera, mas também varia de acordo com cada espécie.